Quem Somos

A Associação Instituto Boitatá de Etnobiologia e Conservação da Fauna é uma Associação Civil sem fins lucrativos, conhecida como Instituto Boitatá. Foi criada em 22 de julho de 2014 pelo sonho e empenho dos
fundadores em preservar e fortalecer a conservação de espécies da fauna, principalmente anfíbios e répteis brasileiros. Tal objetivo vem sendo alcançado através dos nossos trabalhos diários de geração e difusão de conhecimento em comunidades tradicionais e sociedade acadêmica e civil, proteção contra espécies invasoras e proteção dos ambientes naturais e/ou artificiais a fim de preservar os habitats para as espécies da fauna brasileira.

O Instituto Boitatá tem como propósito realizar ações para preservar e fortalecer a conservação de espécies da fauna, principalmente anfíbios e répteis brasileiros. Tal objetivo será alcançado através de subsídios como a geração e difusão de conhecimento em povos e comunidades tradicionais ou não (segundo Decreto nº 6.040/07 Art. 3º Parágrafo I), proteção contra espécies invasoras e proteção dos ambientes naturais e/ou artificiais a fim de preservar os habitats para as espécies da fauna brasileira; e se dará através das principais áreas de atuação:

  1. Defesa, preservação e conservação do meio ambiente;
  2. Estudo, Pesquisa, Projetos e Cooperações Técnico-Científicas;
  3. Políticas Públicas, Sociais e Fortalecimento Institucional;
  4. Educação Ambiental e Divulgação Cultural;
  5. Promoção do Desenvolvimento Sustentável;
  6. Conservação da Biodiversidade e Áreas Protegidas.

O Instituto Boitatá poderá utilizar todos os meios adequados e permitidos na lei para consecução das finalidades, podendo, inclusive, desenvolver outras atividades acessórias voltadas ao desenvolvimento dos objetivos institucionais por meio de: realizar bazares, feiras, cursos, palestras, venda de produtos relacionados com a Associação; bem como celebrar convênios, contratos, acordos e termos de parceria com empresas privadas, empresas públicas e de economia mista, assim como com Órgãos Públicos, organizações, fundações, entidades de classe, outras associações e instituições financeiras públicas ou privadas; execução direta de projetos, programas ou planos de ações. Desde que o pacto não implique em sua subordinação ou vinculação a compromissos e interesses conflitantes com os objetivos da Associação, nem arrisque sua independência.

Em nossas atividades, o Instituto Boitatá sempre observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará quaisquer discriminações, não admitindo controvérsias de raça, credo religioso, cor, gênero ou político-partidárias em suas atividades, dependências ou em seu quadro de Associados.

Desde já agradecemos o interesse e contato por vocês e esperamos que juntos possamos conservar a fauna nativa brasileira.