SERRA DO TOMBADOR

Inventário de Fauna da RPPN Serra do Tombador

Com financiamento da Fundação O Boticário, o projeto visa fornecer um panorama geral da diversidade de anfíbios, peixes e pequenos mamíferos da RPPN Serra do Tombador.

O projeto visa ampliar o conhecimento faunístico da região protegida pela Reserva Natural Serra do Tombador. Devido à grande heterogeneidade espacial da Reserva Natural Serra do Tombador (RNST) e sua relevância como área protegida, acreditamos que informações complementares sobre a composição da anurofauna, ictiofauna e da fauna de pequenos mamíferos podem apoiar o manejo da Unidade de Conservação e ressaltar a contribuição dessa área protegida para a conservação da fauna do Cerrado.

Além disso, é extremamente importante ressaltar que a maior proporção de espécies endêmicas e hábitat­ especialistas no Cerrado, além da maior proporção de espécies ainda não descritas, está justamente nos grupos da fauna em foco. A baixa riqueza da fauna registrada no Plano de Manejo da Unidade de Conservação contrasta com a elevada heterogeneidade espacial da área. Certamente, as amostras realizadas durantes os estudos da Avaliação Ecológica Rápida não foram focados em uma amostragem mais refinada dos referidos grupos faunísticos em foco.

A baixa riqueza registrada na RNST não reflete sua elevada heterogeneidade espacial. Desta forma, o presente estudo visa i) atualizar a lista de espécies de anfíbios, peixes, morcegos, roedores e marsupiais da RNST, relacionando hábitats e microhábitats, ao modo reprodutivo, abundância relativa e status reprodutivo; ii) avaliar a eficiência de nossa amostra para descrever a comunidade anfíbios peixes, morcegos, roedores e marsupiais da RNST; iii) Comparar a representatividade da fauna de anfíbios, peixes, morcegos, roedores e marsupiais da RNST com outras áreas protegidas do Cerrado; iv) Sugerir estratégias de conservação e manejo desses organismos na RNST; v) Apoiar a divulgação dos resultados.

Financiamento

Fundação o Boticário (Projeto número 19222).