CONHECER PARA PRESERVAR

Datas comemorativas e atividades de educação ambiental e popularização da ciência

O Instituto Boitatá promove ao longo do ano diversas atividades comemorativas e educativas com o intuito de popularizar a ciência e promover a conservação da biodiversidade no Brasil. 

Os anfíbios e répteis foram amplamente estigmatizados pela sociedade ao longo do tempo, levando muitas pessoas a considerarem esses animais como um perigo ao bem-estar do ser humano.

Considerando a importância da disseminação do conhecimento científico para desvendar histórias que causam medo e receio sobre alguns animais, e também para a compreensão dos papéis ecológicos das espécies para o equilíbrio dos ecossistemas naturais, a ONG Instituto Boitatá vem realizando atividades educativas e culturais sobre a herpetofauna brasileira.

Os anfíbios e répteis foram amplamente estigmatizados pela sociedade ao longo do tempo, levando muitas pessoas a considerarem esses animais como um perigo ao bem-estar do ser humano.

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dentre as datas comemorativas incluídas no projeto até o momento estão: “Salvem os sapos”, “Semana das serpentes”, “Salvem as tartarugas”, e “Salvem os jacarés”.

Os eventos são realizados em escolas e universidades públicas e privadas, e em espaços públicos.  Até o momento as atividades se concentraram nos estados de Goiás (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Ceres e Goiânia), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), e Bahia (Ilheus).

 

 

 São realizadas palestras, exposições com material biológico e atividades lúdicas. Também são distribuídos folders e sorteados prêmios durante as ações educativas. Mais de 4 mil crianças, adolescentes e adultos estiveram presentes nos eventos, e as divulgações pela mídia televisiva e redes sociais obtiveram alcance a nível nacional. 

Atividades de divulgação científica e educação ambiental têm contribuído para a desmistificação de lendas e crendices populares que afetam negativamente alguns grupos animais (e.g. anuros, serpentes, crocodilianos). A implementação de datas comemorativas ajuda a promover um aprendizado descontraído e enfatiza a importância da preservação ambiental.