PROJETO DOTS

Documenting Threatened Species

Projeto DoTS percorre o Brasil buscando documentar, proteger e divulgar ao mundo as espécies ameaçadas de extinção no país. A primeira fase do projeto foca nas 42 espécies de anfíbios em perigo.

O projeto surgiu a partir de uma ideia inovadora de três amigos biólogos (Pedro Peloso, Iberê Machado e Gui Becker): buscar e documentar todas as espécies de anfíbios ameaçadas de extinção no Brasil. Através de parcerias com colaboradores e pesquisadores, organizações não-governamentais e instituições de pesquisa, o projeto virou realidade e em 2018 nasceu o  DoTS (Documenting Threatened Species).

Aos poucos, uma ideia ambiciosa se consolidou num projeto que envolve ciência, comunicação, educação ambiental e conservação. 

 

Quatro em cada dez espécies de anfíbio estão ameaçadas de extinção no mundo. No Brasil, 42 espécies correm perigo. O DoTS busca entender melhor quais os fatores de risco para as espécies Brasileiras. Iremos estudar e documentar as principais ameaças às espécies de anfíbios no país. Buscamos amplificar a voz dos diversos pesquisadores que trabalham com as espécies ameaçadas de extinção no Brasil.

  1. PESQUISA. Somos um grupo de cientistas preocupados com o futuro das espécies. 

O DoTS conta com uma equipe de cientistas especialistas em diversas áreas do conhecimento. Juntos, buscamos entender mais sobre biologia, evolução e ecologia das espécies ameaçadas extinção do Brasil. Só assim poderemos entender as necessidades particulares de cada espécie, contribuindo na elaboração de planos efetivos para a preservação dessas espécies em seus ambientes.

  1. COMUNICAÇÃO. Uma plataforma para todos os interessados na proteção das espécies ameaçadas de extinção.

Diversos cientistas do Brasil e do mundo realizam trabalhos focados em espécies ameaçadas. O DoTS realiza parcerias com essa comunidade para amplificar a voz desses cientistas e aumentar as chances de sucesso de seus projetos, resultando em maiores chances de sobrevivência das espécies ameaçadas de extinção.

  1. CONSERVAÇÃO. Trabalhamos para salvar espécies ameaçadas de extinção.

Desenvolvemos e apoiamos estudos sobre impactos naturais e antrópicos sobre as espécies ameaçadas. Desde avaliação do estado de conservação do ambiente, até a existência e magnitude de doenças emergentes nos animais.

Financiamento

Fresno Chaffee Zoo Wildlife Conservation Fund e
Columbus Zoo Fund for Conservation